OS NOSSOS PROFESSORES

Especialistas no ensino e artistas ativos de renome

João Cunha

Bateria

Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro, é também licenciado em Percussão e obteve o prémio de mérito da Fundação Engenheiro António de Almeida, onde também frequentou o curso de Jazz/Bateria com Michael Lauren. Estudou com grandes nomes como Jamey Haddad, do Berklee College of Music, e Miguel Bernat; trabalhou com o baterista Eric Harland e atuou em seminários com Emmanuel Sejourné e Steven Schick. Tocou com Maria Schneider na Esmae Big Band, participou do grupo Drumming e atuou como solista na Orquestra Nacional do Porto e na Orquestra Sinfónica da Região de Múrcia. Dá aulas no Conservatório de Música do Porto, na Academia de Música de Espinho, na Escola Profissional de Música de Espinho e no Conservatório do Vale do Sousa.

CARL MINNEMANN

Baixo e Teoria Musical

Licenciado em Contrabaixo Jazz pela ESMAE e Mestre em Educação Musical em Jazz pela Universidade de Aveiro. Acumula vários anos de experiência como professor de Contrabaixo Elétrico e Contrabaixo e também como professor de Banda, Técnicas de Improvisação, Treino Auditivo, Harmonia, Orquestra e Seção de Ritmo. Participou de várias masterclasses com Carlos Bica, Lee Konitz, Rufus Reid, entre outros, e de álbuns editados e performances ao vivo como líder, sideman e músico convidado, além de trabalhar como músico de estúdio.

PAULO PINTO PEREIRA DE BARROS

Piano

Iniciou o seu percurso enquanto professor de Piano na Associação Cultural O Bando dos Gambozinos. Passou pela Academia de Música de Paços de Brandão, onde lecionou Piano e Treino de Ouvido e já deu aulas na Escola de Música de Esposende, Escola de Música da Póvoa de Varzim, na Escola de Jazz do Hot Club de Portugal, na Escola de Jazz de Coimbra – Sítio de Sons, na Escola de Música Companhia da Música de Braga e na Escola de Jazz de Guimarães. É professor de Improvisação na Universidade do Minho e de Piano na Escola de Jazz de Braga.

DAVID RICHARD OKKERSE

Guitarra

É bacharel em Jazz Guitarra/Composição pela Universidade de Artes de Amsterdão e licenciado pela Universidade de Artes de Codarts, Roterdão. Ensina Guitarra desde 1997, tendo atuado em: Zeeuwse Muziekschool (Goes), Escola de Música SKVR (Roterdão), DJAM (Amesterdão), Universidade de Artes de Amesterdão (Madeira), Escola de Jazz (Porto), Jazz do Norte (Porto), JAHAS (Porto), Arteduca Conservatória (Famalicão) e na EJC (Guimarães). Atualmente leciona Guitarra, Teoria Musical e Conjunto na Escola de Jazz de Braga.

ANA SEIXAS

Canto

Mestre em Música Vocal de Câmara – Lieder, também frequentou o Mestrado em Canto na Universidade de Aveiro, concluído no Conservatório Giacomo Puccini de La Spezia, em Itália. Licenciou-se em Música / Variante de Canto pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e frequentou o curso de Música Antiga Finalizado à Performance, em Florença. Estudou com nomes como José Oliveira Lopes, Andrea Bocelli e Monica Benvenuti, entre outros; trabalhou com maestros como João Paulo Santos, José Carlos Oliveira e Giuseppe Bruno e com encenadores como Alberto Paloscia, Alfonso de Filippis e lya Mozhaiskyi. Atuou ao lado de Roberto Corlianò, Marco Podestà e Federico Bardazzi, entre tantos outros. Foi solista do Laboratório de Música Contemporânea do Conservatório G. Puccini e desde 2017 é cantora solista da Companhia Italian Opera Florence.

MáRIO BARREIROS

Produção Musical

Frequentou o Conservatório de Música do Porto. Estudou com os bateristas Billy Hart, Paul Motian, Joe Hunt e Kenny Washington. Fez parte do Quinteto de Maria João, do Quarteto de António Pinho Vargas, do Sexteto de Jazz de Lisboa, do Quarteto de Mário Laginha, da Cool Jazz Orchestra e tocou com Andy Sheppard, David Liebman, Frank Lacy, John Stubblefield, David Schnitter, Al Grey, Perico Sambeat e Wayne Shorter. Foi um dos fundadores do grupo Jafumega e do Sexteto de Mário Barreiros, guitarrista de Rui Veloso e os Optimistas e de Pedro Abrunhosa & Bandemónio. Participou em festivais em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Suíça, Macau, Inglaterra, Canadá, EUA e Brasil. Para além da sua actividade como guitarrista e produtor, integra o Quarteto de Carlos Barretto.

FLáVIO MEDEIROS

Produção Musical

Formou-se pela The Los Angeles Recording School Associate of Science in Recording Arts. Atuou como compositor e editor de áudio pela Benchmark Sound Services, dentro da NBC-Universal Studios em Hollywood e, ainda nos Estados Unidos, trabalhou como engenheiro de som, compositor de bandas sonoras e diretor de som. Já há mais de 25 anos atua como compositor, produtor musical e engenheiro de som. É o produtor do famoso espetáculo Um Porto para o Mundo. Pelo seu estúdio já passaram vários artistas musicais de renome, como Raul de Souza, Michel Leme, Fábio Torres e Arismar do Espírito Santo.

FRANCISCA PINTO MACHADO

Violino

Mestranda em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto em parceria com a Escola Superior de Educação do Porto, também estudou Violino na ESMAE. Frequentou masterclasses com Sergey Kravchenko, Max Rabinovitch, Yuri Nasushkin, Aníbal Lima, Franz Moser, Roman Nodel, António Saiote e o Quarteto Borodin. Trabalhou com maestros de renome tais como Bruno Pasquier, Bruno dal Bon, Toby Hoffman, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin e Rui Massena. Atualmente é docente de Violino na Escola de Música Valentim de Carvalho e no Conservatório de Música de Coimbra; coordenadora do Projeto Orquestra Geração em Coimbra e membro-fundador do Quarteto de Cordas ADLIB.

tiago simães

Piano / Formação musical

Após frequentar o Conservatório Regional de Guimarães e a Academia Valentim Moreira de Sá, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, onde se graduou na Licenciatura Bi-etápica em Formação Musical Específica. Em 2004 realizou um Programa de Intercâmbio Escolar, com Bolsa de Estudos, em Trieste – Itália, onde estudou Regência Coral, Piano e Composição no Conservatório Nacional Giuseppe Tartini. Frequentou o Mestrado em Composição na ESMAE e o Mestrado em Música – especialização em Teoria e Pedagogia, na Universidade de Aveiro. Tem participado em inúmeros projectos como artista integrante ou convidado, concertista ou maestro, a solo ou ensemble, tendo-se apresentado em diferentes palcos nacionais e internacionais e em vários estilos musicais e artísticos. Entre 2009 e 2014 exerceu o cargo de Coordenador da Licenciatura em Educação Musical, no Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas. Lecionou durante esse período e nessa mesma instituição as disciplinas de Linguagens Musicais, Pedagogia Musical, Regência Coral e Práticas Vocais e Instrumentais. Foi Diretor Artístico e Programador da Associação Círculo de Arte e Recreio, entre 2009 e 2013. Leciona Formação Musical e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Felgueiras desde 2005, tendo sido Diretor Pedagógico do mesmo entre 2007 e 2015.

Rui Reininho

Escrita criativa

Nascido em 1955, no Porto. É músico e vocalista da banda de Pop Rock GNR, tendo sido descrito como “o rei do pop-rock nacional” e considerado um dos músicos e autores com as letras mais respeitadas de Portugal.Já atuou em mais de mil espetáculos pela Europa, Brasil, EUA, Canadá e Macau, e ganhou prémios como o Blitz, Jornal Se7e e Nova Era.Trabalhou com nomes como Manuela Moura Guedes, Mler Ife Dada, Três Tristes Tigres, Paulo Gonzo e Spray.É também autor de livros e escreveu para os semanários Expresso, Mais Semanário, GQ, site Netparque e Jornal de Notícias. Trabalhou, ainda, como ator (por exemplo na série Cláxon e no telefilme Amo-te Teresa) e criou música para teatro e cinema, assim como foi jurado dos programas A Voz De Portugal e Voice Portugal.
Como Professor, lecionou a disciplina de Música de Cinema na Universidade Moderna de Lisboa e a disciplina de Som e Imagem na Universidade Católica do Porto.

MANUEL MARQUES

Saxofone

Mestre em Interpretação Artística e em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, estudou também no Conservatório de Música de Thais, na região de Paris, e no Conservatório de Montreuil. Dentre seus projetos musicais, estão orquestras e ateliers de jazz, orquestras filarmónicas, big band jazz, bandas de pop, rock e jazz. Leciona na Escola de Música Amadeus.

Cláudio César Ribeiro

Guitarra

Músico, guitarrista, compositor e produtor musical luso-brasileiro. Teve o início dos seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música, nas aulas de formação musical. Em Portugal desde 1999, tem desenvolvido o seu trabalho com a cantora Lilian Raquel e o grupo Amarelo Manga.
Dentro da música instrumental e do jazz participou também em projectos “ao vivo” com o saxofonista Rui Teixeira; as cantoras Fátima Serro, Maria João Mendes, Maria João, Kátia Leonardo; os pianistas André Sarbib, Hugo Raro, João Salcedo; e os cantores Felipe Fontenelle, Alberto Índio, Vítor Peixeiro.
Como produtor e músico de estúdio, tem feito diversos trabalhos em diferentes áreas musicais. Gravou e produziu o disco de estreia de Felipe Fontenelle, Amarelo Manga, Jandira Silva, Rogerinho do Acordeon, Snail, Dj Hallux, Jorge Goes; e participou, ainda, em discos da cantora de jazz Maria João, do grupo pop Classificados; do cantor Serafim Borges; da cantora de jazz e world music Carmen Souza; da cantora de cool jazz Luísa Sobral, etc.